terça-feira, 12 de junho de 2012

Os 3Rs


Olá, ei, gostaria de te perguntar uma coisa... lembra de quando você aprendeu sobre os 3Rs na escola? Não? É isso é comum já que nem sempre os praticamos e pensamos nisso, vamos lá, será que você consegue lembrar um deles?
Reciclar
Reultilizar
Reduzir
Pois é, reciclar não é tudo, nós devemos fazer mais duas coisas que acabam virando uma só, quer ver como? Quando reciclamos e reutilizamos acabando reduzindo, para reduzir nos reultizamos coisas que já não usávamos mais as “reciclando”, então praticando qualquer umas dessas três ações estamos praticando os 3Rs.
Maneiras de aplicar a Regra dos 3Rs
● Reduzir:
-  Quando fazemos compras levar os nossos próprios sacos;
- Preferir embalagens grandes às pequenas;
- Preferir embalagens que sejam recicláveis ou de produtos reciclados.
● Reutilizar:
- Reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins;
- Reutilizar envelopes;
- Aproveitar folhas de papel já usadas;
● Reciclar:
- Reciclar todos os materiais depositando-os no respectivo ecoponto.
                 “Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Um exemplo que posso citar, foi o meu dia a dia com familiares e amigos, sei que “contagiei” alguns deles com meus hábitos de reciclagem. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente”
Mas  deve-se saber pratica-los, então vamos começar, você sabe como?
Reciclando: deve-se começar separando o lixo e o colocando em seu devido lugar, cada material a ser reciclado deve ser colocado no latão da cor que se refere ao material, os mais comuns são papel,vidro, plastico e metal mas outras coisas podem ser recicladas como mostra na imagem abaixo.
Reultilizando: um bom exemplo disso é objetos que são feitos a partir do uso de garrafas PET como por exemplo um porta lápis
Reduzindo: Só devemos comprar produtos que vamos usar, pensar cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos, eles podem levar muito tempo para se decomporem depois que jogados no lixo.
Quanto tempo leva para o lixo se decompor?
Jornal algumas semanas 
Sapatos de couro até 50 anos 
Caixas de papelão vários meses 
Plástico fino até 5 anos 
Folhas de bananeira algumas semanas 
Pneus desconhecido 
Sacolas de plástico 10–20 anos ou até centenas de anos, dependendo do tipo de plástico 
Metais até 50 anos 
Latas de alumínio até 80 anos 
Garrafas de plástico centenas de anos 
Cacos de vidro milhares de anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário